30 anos sem Mané

domingo, 20 de janeiro de 2013


Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha ou simplesmente Garrincha (Magé, 28 de outubro de 1933 — Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1983) foi um futebolista brasileiro que se notabilizou por seus dribles desconcertantes apesar do fato de ter suas pernas tortas. É considerado por alguns o maior jogador de futebol de todos os tempos e o mais célebre ponta-direita da história do futebol. No auge de sua carreira, passou a assinar Manuel dos Santos, em homenagem a um tio homônimo, que muito o ajudou. Garrincha também é amplamente considerado como o maior driblador da história do futebol.
Garrincha, "O Anjo de Pernas Tortas" , foi um dos heróis da conquista da Copa do Mundo de 1958 e, principalmente, da Copa do Mundo de 1962 quando, após a contusão de Pelé, se tornou o principal jogador do time brasileiro. A força do seu carisma ficou marcada rapidamente nas palavras do poeta de Itabira, Carlos Drummond de Andrade, numa crônica publicada no Jornal do Brasil, no dia 21 de janeiro de 1983, um dia após a morte do genial Garrincha:


"Se há um deus que regula o futebol, esse deus é sobretudo irônico e farsante, e Garrincha foi um de seus delegados incumbidos de zombar 
de tudo e de todos".

Carlos Drummond de Andrade





Infância: o apelido "Garrincha"

De origem humilde, com quinze irmãos na família, Manuel dos Santos era natural de Pau Grande, um distrito de Magé, no estado do Rio de Janeiro. Sua irmã o teria apelidado de Garrincha, fazendo uma associação com o pássaro de mesmo nome, muito comum na região.

Primeiros brilhos
Com quatorze anos de idade, começou a jogar amadoramente no Esporte Clube Pau Grande e seu talento, já manifestado, despertou a atenção de Arati: um ex-jogador do Botafogo. Não se sabe com certeza quem o levou a fazer um teste no Botafogo, mas nos minutos iniciais do primeiro treino, ele teria dado vários dribles em Nílton Santos, o qual já era um renomado jogador

Clubes: Botafogo, Flamengo, Corinthians, J. Barranquilla, Olaria
Fortaleza, Alecrim, Novo Hamburgo

Títulos:
Corinthians Torneio Rio-São Paulo: 1966; 
Flamengo Troféu Rastelo: 1968
Botafogo Roberto Gomes Pedrosa: 1962 e 1964
Seleção Brasileira Copa do Mundo FIFA: 1958, Copa do Mundo FIFA: 1962
Bola de Ouro da Copa do Mundo da FIFA: 1962
All-Star Team da Copa do Mundo da FIFA: 1958, 1962

 
Epidemia Sports © 2013 | Designed by Artur Gabriel e José Aurélio.