Deportes Tolima

quinta-feira, 7 de março de 2013


Corporación Club Deportes Tolima
Alcunhas: El Vinotinto y Oro
Fundação: 1954
Localização:  Ibagué - Colômbia
Competição:  Campeonato Colombiano
Presidente: Gabriel Camargo Salamanca

Estádio: Manuel Murillo Toro
Capacidade: 31.000

Títulos:Campeonato Colombiano: 2003.

Deportes Tolima foi fundada por Manuel Rubio Chávez em 1954, quando ele deu a Juan Barbieri (um argentino morando em Ibagué, na Colômbia) uma quantia de 5 mil pesos colombianos para a contratação de jogadores de futebol de seu país natal, Argentina. Barbieri voltou para a Colômbia, com jogadores como Jorge Ariel Gandulfo, Enrique Oscar Ferrari, Oscar José Jamardo, Laino Enrique e Robelle Carlos. Com esses jogadores e alguns colombianos, Deportes Tolima competiu pela primeira vez na liga de futebol da Colômbia em 1955 usando o uniforme do Racing Club de Avellaneda, da Argentina. Deportes Tolima terminou em sétimo lugar no campeonato competindo com nove outros times.

Deportes Tolima tinha um grupo muito interessante de jogadores para o segundo semestre de 2003. Estes jogadores incluíam Ricardo Ciciliano, Henry Zambrano, Rogério Pereira, Yulian Anchico, Oscar Briceño, John Charria, Jorge Artigas, Hernando Patiño, Nelson Rivas, e Diego Gomez, entre outros. Deportes Tolima jogou um quadrangular semifinal contra Atlético Nacional, Atlético Junior e Independiente Medellín, classificando-se ao vencer o Atlético Nacional por 2 a 0, em Ibagué. Na final, jogou contra o Deportivo Cali, vencendo a primeira partida por 2 a 0, em Ibagué, com uma excepcional performance de Rogério Pereira, marcando os dois gols. No segundo jogo perdeu por 3 a 1, levando a decisão aos pênaltis. Com quatro cobranças por time e duas defesas do goleiro Diego Gomez, Deportes Tolima foi coroado campeão da Colômbia, pela primeira vez em seus 49 anos de história.

Em 2010 a equipe conquistou a terceira vaga colombiana para disputar a primeira fase da Copa Libertadores da América de 2011. No primeiro jogo, empatou sem gols contra a equipe brasileira Corinthians que contava com os campeões mundiais Ronaldo e Roberto Carlos. No jogo de volta, em Ibagué, o Tolima surpreendeu a equipe paulista, vencendo por 2 a 0 e passando para a fase de grupos da competição

 
Epidemia Sports © 2013 | Designed by Artur Gabriel e José Aurélio.